Os consumidores de hoje estão mais conscientes da importância da sustentabilidade nos produtos que compram. Empresas de todas as dimensões estão a dar um passo em frente na procura de produtos sustentáveis. As marcas globais estão a usar a sua influência para assumir compromissos e encorajar a utilização de materiais sustentáveis nas suas cadeias de abastecimento. Os fornecedores e fabricantes procuram diferenciar-se do mercado comercial global através da certificação independente dos seus materiais e das reivindicações de sustentabilidade para os seus produtos.
Na Benoli estamos sempre na linha da frente na procura da sustentabilidade!
O Responsible Wool Standard (RWS) oferece uma oportunidade para os agricultores demonstrarem as suas melhores práticas ao público, e um meio para as marcas e os consumidores terem a certeza de que os produtos de lã que compram e vendem estão em conformidade com os seus valores.
O RWS é uma norma global voluntária que aborda o bem-estar dos ovinos e das terras onde pastam. O RWS fornece a verificação das práticas que estão a ocorrer a nível das explorações agrícolas, dando às marcas uma solução clara que lhes permitirá fazer declarações sobre o seu abastecimento de lã com confiança.
A Norma de Conteúdo Orgânico (OCS) aplica-se a qualquer produto não alimentar que contenha 5-100% de material orgânico.
Verifica a presença e a quantidade de material orgânico num produto final. Além disso, a OCS monitoriza o fluxo de uma matéria-prima desde a sua fonte até ao produto final. Este processo é depois certificado por uma terceira parte acreditada.
O OCS baseia-se na verificação por terceiros para confirmar se um produto final contém a quantidade exacta de um determinado material cultivado organicamente. O OCS permite uma avaliação e verificação independentes, transparentes, consistentes e abrangentes das alegações de teor de materiais biológicos nos produtos.
A OCS abrange o processamento, o fabrico, a embalagem, a rotulagem, o comércio e a distribuição de um produto que contenha pelo menos 5% de materiais "orgânicos" certificados. Pode ser utilizado como uma ferramenta entre empresas para dar às empresas os meios para garantir que estão a vender qualidade e a receber o que pagam.
A Norma de Conteúdo Orgânico (OCS) aplica-se a qualquer produto não alimentar que contenha 95-100% de material orgânico.
Verifica a presença e a quantidade de material orgânico num produto final e acompanha o fluxo da matéria-prima desde a sua origem até ao produto final.
O OCS 100 baseia-se na verificação por terceiros para confirmar se um produto final contém a quantidade exacta de um determinado material cultivado organicamente. O OCS permite uma avaliação e verificação independentes, transparentes, consistentes e abrangentes das alegações de teor de matérias orgânicas nos produtos.
O OCS 100 abrange o processamento, o fabrico, a embalagem, a rotulagem, o comércio e a distribuição de um produto que contém, pelo menos, 95 por cento de materiais "orgânicos" certificados. Pode ser utilizado como uma ferramenta "business-to-business" para dar às empresas os meios para garantir que estão a vender qualidade e a receber o que pagam.
A RCS (Recycled Claim Standard) é utilizada como uma norma de cadeia de custódia para rastrear matérias-primas recicladas ao longo da cadeia de abastecimento.
A norma foi desenvolvida através do trabalho efectuado pelo Grupo de Trabalho de Rastreabilidade de Materiais, parte do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da OIA. O RCS utiliza os requisitos da cadeia de custódia do Content Claim Standard.
O RCS verifica a presença e a quantidade de material reciclado num produto final. Isto acontece através da verificação da entrada e da cadeia de custódia por uma terceira parte. Permite uma avaliação e verificação independente, transparente, consistente e abrangente das alegações de conteúdo de material reciclado nos produtos.
O RCS pode ser utilizado como uma ferramenta entre empresas para dar às empresas os meios para garantir que estão a vender produtos de qualidade e a receber o que pagam. É também utilizado como uma forma de garantir uma comunicação exacta e honesta com os consumidores. Isto inclui empresas de descaroçamento, fiação, tecelagem e tricotagem, tinturaria e impressão e costura.
EUROPEAN FLAX™ é o visto qualitativo de fibra de linho europeia premium para todas as aplicações. Preserva, destaca e salvaguarda uma agricultura e indústria europeias únicas, as suas origens regionais e o seu know-how intransponível e não relocável. Uma marca global ambiciosa que visa ser reconhecida pelo consumidor final.
A palavra inglesa “flax” foi escolhida propositalmente: ela traduz a noção de “fibra de linho”, e é mais apropriada do que a palavra genérica “linho” cujas definições abrangem fio, tecidos de linho e têxteis-lar. O termo “todas as aplicações” abrange todos os usos e produtos empregados à base de fibra de linho, tanto moda e têxteis-lar quanto produtos técnicos de alto desempenho, como materiais compostos.
A fibra de linho EUROPEAN FLAX™ é a matéria-prima para empresas e produtos com certificação MASTERS OF LINEN®.
Atualmente, quase um quarto do algodão mundial é produzido ao abrigo da norma Better Cotton, e 2,2 milhões de produtores de algodão receberam formação em práticas agrícolas sustentáveis e estão licenciados para cultivar Better Cotton.
A nossa visão de um mundo sustentável, onde os agricultores e trabalhadores do sector do algodão sabem como lidar - com as alterações climáticas, ameaças ao ambiente e até mesmo pandemias globais - parece estar ao nosso alcance.
Uma nova geração de comunidades de produtores de algodão será capaz de ganhar a vida decentemente, ter uma voz forte na cadeia de abastecimento e satisfazer a crescente procura dos consumidores por algodão mais sustentável.